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quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

ALGUMAS DEFINIÇÕES DE INTELIGÊNCIA:

Binet & Simon (1916)
“... julgamento, também chamado bom senso, sentido prático, iniciativa, capacidade de se adaptar às circunstâncias. Ajuizar bem, compreender bem, raciocinar bem, estas são as actividades essenciais da inteligência.”

Spearman (1923)
“... tudo o que é intelectual pode ser reduzido a algum caso especial... de educação, quer de relações quer de correlatos”.
Educação de relações – “A apresentação mental de duas ou mais referências quaisquer... tende a evocar imediatamente o conhecimento de uma relação entre elas”.
Educação de correlatos – “A apresentação de qualquer referência em simultâneo com qualquer relação tende a evocar imediatamente o conhecimento da referência correlativa”.

Wechsler (1958)
“O agregado ou capacidade global do indivíduo para agir com um objectivo, para pensar racionalmente e para lidar de modo eficiente com o seu meio”.

Gardner (1983)
“... uma competência intelectual humana tem que envolver um conjunto de aptidões de resolução de problemas – capacitando o indivíduo para resolver problemas ou dificuldades genuínos com os quais se depara e, quando apropriado, para criar um produto efectivo – e deve também envolver a possibilidade de encontrar ou criar problemas – estabelecendo, assim, as bases para a aquisição de novo conhecimento”.


Sternberg (1986)
“... actividade mental envolvida na adaptação intencional a, modelamento de e selecção de meios do mundo real, relevantes para a vida do indivíduo”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e