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quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

AVALIAÇÃO DO SOBREDOTADO

Uma criança sobredotada destaca-se por um conjunto de características. Ela revela-se nas suas capacidades, habilidades e talentos. Frequentemente são os pais que se apercebem cedo dessas potencialidades. Noutras situações, são os professores e pessoas da família. O elevado aproveitamento escolar também pode ser um bom indício mas não é tudo. Há também crianças que em tudo parecem ser "normais", mas que se destacam num talento particular: na pintura, na música, no desporto ou nas artes de representação.No Instituto da Inteligência1, estão estabelecidos certos procedimentos para uma avaliação rigorosa do potencial destas crianças. O trabalho inclui um estudo de cada caso, que pode incluir a solicitação de documentos de escolas (por exemplo, escola de música, do clube desportivo onde ande, etc), a observação e análise de provas (desenhos, trabalhos manuais, textos escritos pela criança, etc.), etc. A criança é depois avaliada nas suas capacidades cognitivas e comportamentais: os testes incluem provas de percepção, atenção, memória, destreza mental, identificação do estilo cognitivo, nível das habilidades criativa, analítica e execução, aptidões sociais e controlo emocional. Pode incluir também a elaboração do perfil da sua personalidade.Observados os resultados, é feito um relatório em que, através de gráficos, se descreve o perfil cognitivo e psicológico da criança com o máximo de detalhes possíveis.Aos pais são fornecidos conselhos e pistas que ajudem na educação da criança podendo essas sugestões estender-se aos professores se os pais o solicitarem.

2 comentários:

DE-CORAÇÃO disse...

Não se tratando propriamente de um comentário, gostaria de deixar a seguinte questão: Uma pessoa sobredotada, que evidencie capacidades superiores numa área específica, terá obrigatoriamente de ser uma pessoa com um QI elevado. Terá de ser forçosamente bom aluno? Terá ainda de ser uma pessoa com um exacerbado poder de manipulação?

DE-CORAÇÃO disse...

Não se tratando propriamente de um comentário, gostaria de deixar a seguinte questão: Uma pessoa sobredotada, que evidencie capacidades superiores numa área específica, terá obrigatoriamente de ser uma pessoa com um QI elevado. Terá de ser forçosamente bom aluno? Terá ainda de ser uma pessoa com um exacerbado poder de manipulação?