Este Blog tem uma média de visitas de 80 pessoas por dia no entanto raramente as pessoas deixam um comentário. Desafio os visitantes do blog a escreverem a opinião acerca do que leram.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

• CARACTERÍSTICAS INTRA GRUPOS DE CRIANÇAS COM SOBREDOTAÇÃO INTELECTUAL

Oglive (1976) realizou um estudo baseado na análise de 370 educadores de forma a identificar os traços e características de crianças com sobredotação intelectual. Decidi a lista de características em duas categorias de características, as construtivas e as destrutivas:

Características construtivas:

Obstinação
Criatividade
Independência Intelectual
Comportamento divergente (Inconformismo)
Teimosia
Responsabilidade acima da média
Racionalizador
Senso de Humor altamente desenvolvido
Capaz de trabalhar durante horas
Grande velocidade de pensamento
Abordagem de todos os temas de forma abstracta
Interesses precoces (ex: aos quatorze anos concentrar-se na física quântica)
Excepcional profundidade de pensamento
Perfeccionismo
Rapidez psicológica superior a física (ex: a escrever um texto, a mão nem sempre acompanha o pensamento)
Uso frequente de palavras de duplo sentido em situações de humor
Tendência em dirigir os outros em grupos de trabalho
É muito observador
Boa memória, mas tendência a esquecer-se de assunto “menores”
Não necessita de grande quantidade de sono
Hábil a coleccionar todo o tipo de coisas
Tendência a trocar ideias com pessoas mais velhas

Características destrutivas:

Medo de fracassar
Atitude muitas vezes impositora
Impaciência, Intolerância
É por vezes egocêntrico ou agressivo, principalmente quando quer atenção
Quando está com tédio, “sonha acordado”, dispersa-se

Sem comentários: