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quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

• CARACTERÍSTICAS INTRA GRUPO DE CRIANÇAS COM SOBREDOTAÇÃO CRIATIVA (SEGUNDO KNELLER, 1976):

-Muito Curioso;
-Extremamente Inovador;
-Elevada Fluência;
-Uso adequado dos erros;
-Muito Original;
-Elevada flexibilidade;
-Inconformismo;
-Autoconfiança;
-Introspectivo;
-Sentido de Humor apurado;
-Persistência e dedicação;
-Capacidade de julgamento;
-Espírito Inquisidor.

A sobredotação, no entanto, não é um indicador de elevada maturidade mas sim de alta habilidade em certos contextos. Verifica-se, por exemplo, que é preciso dar atenção especial ao sobredotado (às vezes brilhante em alguma área e actuação intelectual) pois poderá viver com carências afectivas e dificuldades no convívio social. Também é comum encontrar sobredotados que atribuem os seus potenciais a um "dom" concedido por uma entidade fora de si mesmo. Uma outra possibilidade, a nosso ver mais interessante, diz respeito ao estudo sobre a quantidade de vidas dispensadas ao desenvolvimento daquela habilidade específica. Afinal, a evolução pessoal consiste, ente outros aspectos, em aprender e melhorar naquilo que não sabem bem ainda, e não apenas em repetir o que já se sabe".
A evolução da sobredotação é lenta mas completa, sendo difícil que se manifestem os processos e interacções mais sofisticadas antes do final da adolescência.
A inteligência social, motriz e emocional também toma parte da sobredotação. O perfil do sobredotado possui uma grande flexibilidade, o que significa uma boa aptidão para processar e lidar com qualquer tipo de informação. Os alunos confrontam-se com situações complexas, que exigem utilizar recursos diferentes de forma simultânea.
Existem vários tipos de sobredotados (cognitivo, criativo, ao nível da destreza física, etc.), mas é possível uma criança deter capacidades extraordinárias tanto no campo cognitivo, criativo como na destreza física, embora sejam casos mais raros. Geralmente, as altas capacidades são globais mas os sobredotados atingem o seu melhor em áreas específicas. É o caso daquelas que têm talento para a escrita criativa e que podem tornar-se excelentes jornalistas e escritores ao mesmo tempo que apresentam uma elevada inteligência, digamos, global.
Não é de surpreender que este tipo de crianças obtenham rendimentos escolares elevados, embora por vezes sejam somente satisfatórios. A identificação informal que os professores fazem, corresponde normalmente a rendimentos peculiares e à curiosidade destes sujeitos: o “porquê” das coisas, as hipóteses como “o que se passava se…?”, entre outras. Reparam também na capacidade para armazenar informação e a centração em pormenores e dados concretos. Dispõem também de uma certa inteligência social e emocional, que implicam por vezes complicações importantes com os seus companheiros. Também têm um comportamento independente e seguem os seus próprios critérios. A sua excepcionalidade cognitiva pode conduzir a níveis muito discretos de motivação, o que fará com que se aborreça nas aulas e a recusar as actividades em grupo. Para ele, o aproveitamento das aprendizagens é muito limitado, em comparação com o que poderia aprender.

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