Este Blog tem uma média de visitas de 80 pessoas por dia no entanto raramente as pessoas deixam um comentário. Desafio os visitantes do blog a escreverem a opinião acerca do que leram.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

A escola

A escola é a área da vida onde o sobredotado pode apresentar o melhor ajuste ou o pior desajuste. Tanto a sua capacidade superior pode ajudar-lhe nos estudos e contribuir para um desempenho excepcionalmente bom, como a mesma capacidade pode levar ao tédio, aborrecimento ou rebeldia capazes de provocar um desempenho insatisfatório.
Além disso, as dificuldades tendem a surgir devido ao facto do sobredotado ser um indivíduo excepcionalmente inteligente, mergulhado num mundo de pessoas com intelecto médio, facto este que pode gerar uma série de dificuldades de adaptação. Por exemplo, o aproveitamento do tempo: uma criança de Q.I. 140 aproveita apenas 50% de uma aula comum, sendo o resto, para ela, desinteressante; e uma criança com um Q.I. 170 (muito sobredotada) praticamente não aproveita nada das aulas normais. Pode existir também a hostilidade dos colegas. Alguns autores ressaltam que uma criança sobredotada é frequentemente encarada como uma ameaça pelos companheiros, pois, ela pode fazer com que os padrões de trabalho da turma passem a ser mais rigorosos e o professor passe a esperar mais dos seus alunos. Além disso, as crianças de Q.I. médio não se sentem confortáveis quando junto a uma criança muito "inteligente", porque parecem "estúpidas" quando comparadas com essa última.
O comportamento entre os alunos pode também ser uma fonte de conflito. Pode dividir-se os estudantes em três categorias: os líderes sociais, os conformistas estudiosos e os intelectuais criativos. Estes alunos não apresentam preocupação com as suas notas. Enquanto os outros estudantes se preparam para as provas, os intelectuais criativos podem estar a ler um texto científico universitário, um livro de filosofia ou mesmo revistas de ficção científica, ou então envolvem-se em actividades que não têm qualquer influência no seu rendimento escolar. Como resultado, eles obtêm as piores notas, mas, graças à sua leitura ampla, variada e automotivada, o seu desempenho em testes de conhecimento académico é melhor do que o dos estudiosos e os líderes sociais.

Sem comentários: