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quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Isolamento Social

Quando o Q.I. ascende a mais de 150, as crianças tendem a isolar-se e a sofrerem dificuldades de relacionamento. Não conseguem misturar-se com os colegas pois os seus interesses ultrapassam as vulgares brincadeiras e preferem ler, falar de assuntos académicos, investigar e estudar. Tendem então a ser muito selectivas na escolha das amizades e preferem os mais velhos pois esperam encontrar neles a atenção que os mais novos não lhes conseguem dar. As crianças sobredotadas para a liderança são as que menos problemas desta natureza encontram pois uma das suas maiores virtudes é precisamente o cultivo de relações sociais variadas.
Para além disso, um sobredotado (fundamentalmente o criativo) detém uma sensibilidade fora do vulgar que lhe pode colocar problemas futuros profundos no que diz respeito ao relacionamento social, conduzindo a situações patológicas, como, por exemplo, a fobia social. Certos sobredotados, com interesses muito centrados numa área, tendem a isolar-se no seu mundo porque não têm companheiros que partilhem a mesma paixão. Gostam de conversar temas "sérios" que frequentemente são repudiados pelos colegas que não são atraídos pela profundidade dos seus pensamentos. Acontece ainda que a personalidade tem um papel importante nesta matéria: as crianças extrovertidas, mais sociáveis e abertas nas relações interpessoais, são menos susceptíveis de sofrerem de rejeição e isolamento.

1 comentário:

Suzi M Tavares disse...

Olá.
Concordo com o texto. De fato crianças sobredotadas tendem a se isolar por considerearem-se deslocadas de um universo de pessoas infantis e futeis- eu mesma sou um exemplo disso, mas consigo, aliás, conseguia com maior facilidade quando criança, desenvolver atividades em grupo sempre exercendo posição de liderança;
Será que há explicação para isso?