Se tentarmos especificar e pormenorizar este tema, podemos definir a sobredotação da seguinte forma: no âmbito da sua configuração cognitiva, caracteriza-se pela disposição de um nível elevado de recursos de todas as aptidões/atitudes intelectuais. Refere-se a um Q.I muito superior ao normal. O critério é quantitativo (assim o fez Terman, que o utilizou no seu estudo da sobredotação constatando que o resultado esperado para um sobredotado tem que ser de um Q.I superior a 135). Para além disso, geralmente faz-se referência a uma capacidade intelectual geral e não específica. Tendo como referência investigações levadas a cabo com crianças dotadas de um Q.I. superior a 160, podem destacar-se algumas características comuns à maioria das crianças excepcionalmente inteligentes.
Não existe nenhuma diferença significativa no Q.I. médio para rapazes e raparigas. São, na sua maioria, crianças muito activas e dinâmicas, com um desenvolvimento adiantado da língua falada, bem como das habilidades motoras (capacidadescorporal-cinestésicas). A idade média com que estas crianças começam a falar, ronda os 9 meses e a idade média em que começam a ler é inferior a 4 anos. São crianças que aprendem muito rapidamente, dotadas de um vocabulário extenso e uma memória excelente. Na sua maioria estes indivíduos são considerados muito curiosos e mostram-se maduros para a sua idade. Detêm um sentido de humor excelente e um notável poder de observação, assim como um já elevado sentido de compaixão. Apresentam também uma imaginação muito viva, uma grande capacidade de concentração, grande habilidade com números e grande facilidade para resolução de enigmas e legos. Revelam ainda um grande sentido de justiça, um nível de energia elevada, perfeccionismo e perseverança nas suas áreas de interesse.
Por último, são leitores ávidos e concentram-se normalmente numa actividade de cada vez. Nos testes de "auto-conceito", estas crianças mostram-se significativamente mais confiantes nas suas habilidades académicas do que na sua aceitação social.
Por outro lado, estatísticas indicam que, em qualquer país, independente da condição económica, nascem, em média, 3 sobredotados a cada 100 pessoas. As 10 características da personalidade sobredotada que se verificaram mais a nível estatístico foram:
- Um humor aguçado;
- Um pensamento abstracto precoce;
- A curiosidade intensa;
- Uma rapidez para aprender;
- A independência de ideias e atitudes;
- O gosto por desafios;
- Um poder agudo de observação;
- O vocabulário inusitado para a série escolar ou idade;
- A persistência nos objectivos;
- E a constância destas características ao longo da existência.
Segundo Tuttle e Becker, 1983:
- é curioso;
- é persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões;
- é crítico de si mesmo e dos outros;
- tem sentido de humor altamente desenvolvido;
- não é propenso a aceitar afirmações, respostas ou avaliações superficiais;
- entende com facilidade princípios gerais;
-facilidade em propor muitas ideias para um estímulo específico; - é sensível a injustiças tanto no nível pessoal como no social;
- é líder em várias áreas;
- vê relações entre ideias aparentemente diversas.
Segundo Gowan e Torrance, 1971:
- Reage positivamente a elementos novos, estranhos e misteriosos de seu ambiente; - Persiste em examinar e explorar estímulos com o objectivo de conhecer melhor a respeito deles;
- Gosta de investigar, faz muitas perguntas;
- Apresenta uma forma original de resolver problemas, propondo muitas vezes soluções inusitadas;
- Independente, individualista e auto-suficiente;
- Tem grande imaginação e fantasia;
- Vê relações entre objectos;
- Tem sempre muitas ideias;
- Prefere ideias complexas, irrita-se com a rotina;
- Pode ocupar seu tempo de forma produtiva, sem ser necessária uma estimulação constante pelo professor.
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1 comentário:
È possivel um aluno ter uma abilidade excepcional de realizar exercicios matematicos e nao ter nenhum talento
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